O que é Aromaterapia?

AromaterapiaAromaterapia é uma prática terapêutica que se utiliza das propriedades dos óleos essenciais 100% puros para restabelecer o equilíbrio e a harmonia pessoal.

Essa terapia está sendo muito utilizado na área da cosmética, estética facial, corporal e higiene pessoal porque ela atua nos sistemas físicos, nas emoções e na mente, promovendo a saúde física e o bem-estar.

A aromaterapia vem do termo “aroma” que significa cheiro agradável e “terapia” que significa tratamento que visa a cura.

Acredita-se que a aromaterapia foi trazida para o mundo ocidental no tempo das Cruzadas. Entretanto, foi durante os séculos, XVI e XVII que a aromaterapia se difundiu.

No fim do século XIX, experimentos científicos realizados sobre as propriedades antibacterianas das plantas começaram a esclarecer a composição química e a potencial força curativa dos óleos essenciais.

Nos últimos anos, a aromaterapia evoluiu além da terapia da beleza. Agora é reconhecida como uma parte importante dos tratamentos complementares.

Não é atoa que existem hoje no mercado alguns cursos que visam ensinar a aromaterapia. Entre esses cursos têm o Pele de Pétalas que é um curso online de aromaterapia que ensina a fazer cosméticos personalizados 100% naturais que atuam de forma inteligente na saúde da pele e equilíbrio das emoções.

Quais os benefícios da aromaterapia?

Primeiramente é bom destacar que a aromaterapia cuida da pessoa e não dá doença. Ela serve como um tratamento seguro e fácil de usar em casa, desde que você siga certas diretrizes básicas.

Os benefícios da aromaterapia englobam o corpo e a mente. Ela pode acalmar, auxiliar a concentração, ajudar a combater a enxaqueca, a TPM ou os efeitos da menopausa.

Há óleos, por exemplo, que estimulam o sistema nervoso, outros que acalmam e ainda os que aumentam a concentração.

Já o óleo essencial camomila romana pode ser utilizado para combater a insônia.

O óleo alecrim cineol pode estimular o foco e atenção, pode ser energizante e um ótimo clareador mental.

Outro óleo essencial poderossisimo é o limão siciliano que fortalece o sistema imunológico, estimulando as defesas naturais do organismo.

Existem também o óleo essencial de lavanda que é o mais utilizado na aromaterapia, sendo o número um em combate ao stress e tensões nervosas. Além disso, esse óleo é muito utilizado no tratamento pós-cirúrgico evita a ocorrência de queloides.

Mas é importante que você saiba que o profissional que trabalha com a arte da aromaterapia deve ser sensível para saber identificar quais as reais necessidades dos clientes visando o bem do indivíduo por completo.

Uma dúvida muito comum entre as pessoas que desejam aprender sobre a aromaterapia é se pode combinar com outras terapias. A verdade é que a aromaterapia pode sim ser feita junto com a medicina convencional e com a maioria das outras formas de tratamento holístico.

Porem, é muito importante conversar com seu médico antes, pois existem óleos essenciais que são incompatíveis com o tratamento homeopático.